quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Mortal Kombat



O que dizer do Mortal Kombat 1???...Bom, pra começar, foi o pioneiro e revolucionário game de luta, que mudou o conceito dos fighting games.
Lançado pela Acclaim Midway em 1992 e idealizado por Ed Boon e John Tobias, o Mortal Kombat foi o primeiro jogo a adicionar golpes fatais em um jogo de luta.
A violência era extrema para época, com direito a muito sangue, ossos, decapitações e tudo mais que nós gamers adoramos.
Outra coisa que sempre achei muito legal na série MK são os stage fatalities, onde tu podes ao invés de utilizar o movimento assinatura do seu personagem para assassinar o inimigo derrotado, utilizar o cenário para matar o oponente. No MK 1 era o famoso "The Pit", que a galera carinhosamente chamava de "a ponte" ("joga ele da ponte, joga ele da ponte"). Neste cenário, com um uppercut (gancho), após a vitória, tu podias lançar o inimigo da ponte e ao chegar ao fundo ele era empalado por inúmeras espadas.
O jogo também tinha os famosos testes de força, os "Test Your Might", que iam evoluindo conforme tu ias passando no jogo e tu tinhas que quebrar tábuas, blocos de pedra, bigornas e até uma pedra gigante de diamante (ou era outra pedra preciosa, mas tanto faz, hehehe).
Como todo jogo que se preze, também possuía um jogador secreto, o Reptile, que era um ninja verde, rápido como o inferno e que tinha os poderes dos outros dois ninjas do jogo: Sub-Zero e Scorpion.
Originalidade não faltava, pois além do jogo ser digitalizado (não foi o primeiro, tinha o famoso Pit Fighter antes dele), e contar com os golpes mortais e os test your might, existiam também as Endurance Battles, onde após vencer os 7 lutadores que o game disponibilizava (além de seu próprio boneco em uma luta chamada "Mirror Match"), tu tinhas que suar a camiseta enfrentando 3 lutas compostas de dois oponentes por vez conta ti sozinho! Velho, era casca! Quando vinha a dupla Raiden e Kano, tu vias tuas fichinhas indo ralo abaixo.
Os chefões também eram originais, especialmente o Goro, uma espécie de homem-dragão com 4 braços...forte e apelão pra cacete...mas existiam os macetes que faziam ele ser derrotado facilmente.
A dificuldade do game era moderada, inclusive no very hard, se tu tinhas as manhas, conseguia zerar o jogo sem muito stress.
Vários boatos surgiram com o MK 1, o mais famoso deles era sobre o ninja vermelho Ermac (Significava Error Macro, com a abreviatura Ermac, e nada mais era que um erro na palheta de cores do Scorpion que o deixava vermelho).
Cara, até hoje sinto saudade deste jogo e volta e meia jogo ele no meu emulador de MAME. É um puta jogaço que os amantes de games não podem deixar passar batido. Esqueça os gráficos de hoje, volte as raízes, jogue Mortal Kombat!
Quem quiser conhecer, emulador e ROM! Enjoy!


Nenhum comentário:

Postar um comentário